quinta-feira, 27 de abril de 2017

O que os jovens estão lendo?



Tenho percebido ultimamente que determinados jovens (média de 07 a 15 anos) estranhamente tornaram o hábito de leitura constante, estão cada vez mais se interessando por novos lançamentos, por filmes baseados em livros ou por novidades no mundo literário. Isso pode ser muito bom, pois pode tirar eles de uma vida viciada em jogos de vídeo game ou celular, o que sabemos, em excesso é prejudicial à saúde.
                                          
Mas o que esses jovens estão lendo?

Num passado não tão distante, os livros lidos, são hoje os nossos clássicos. Qual adulto de hoje não lembra como estourou O senhor dos anéis? Ou como todos ficaram pasmos quando As crônicas de Nárnia encantavam a todos? Ou até mesmo outros, como Dom Casmurro.
Pois é, os tempos mudaram e os nossos jovens hoje estão com outro tipo de livro no repertório. O que hoje é chamado de livro infanto-juvenil: romances fantasiosos, ficção, vampiros, lobisomens, séries, relatos de vida (youtubers) e livros em forma de diário. As editoras e livrarias têm que se adaptar ao novo público formado por eles. Vemos sempre nos destaques, o novo livro da série tal, último livro daquela outra série. Alguns nunca saem das estantes, como o nosso queridíssimo Harry Potter, que ainda encanta muitos novos leitores. Uma das grandes questões entra nessas classificações literárias:
                                   
São educativas? Os jovens tiram proveito delas?

Essas são questões complexas que exigem horas de dedução e pesquisa. Porém, deduzo que todo livro lido, traz para o leitor certo prazer, felicidade. A ideia é que um livro desencadeia a leitura de vários outros. E assim se desenvolve o famoso hábito de leitura, que tanto queremos para nossos filhos, sobrinhos ou netos.

Podemos concluir, que se um jovem, lê um livro lançado por um youtuber e gosta, torcemos para que leiam vários outros gêneros e se encantem pela leitura. E assim se maravilhando com a incrível sensação que a leitura nos proporciona. Desde viagem, emoção (muita emoção), e vivendo muitas vidas que nos esperam, tudo isso sem sair do lugar e expandindo seus horizontes e aumentando seu vocabulário.

Amanda.

3 comentários:

  1. Adorei a modelo das fotos, e adorei o texto, continue escrevendo e fazendo o uso das palavras que tanto nos inspiram!!!Cláudia

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, o texto é muito instigante e nos leva a pensar a importância da leitura.
    A modelo da foto é linda.Parabéns pela escolha.
    Continue nos proporcionando textos que nos tragam informação e reflexão.
    Karin

    ResponderExcluir