segunda-feira, 20 de março de 2017

Resenha A Verdade sobre o caso Harry Quebert - Joël Dicker

Esse livro está na minha estante desde a bienal do livro de 2014, e somente nesse verão tive a oportunidade (e tempo) para ler. 

Publicado em 2014 pela Intrínseca, esse romance policial conta as andanças de Marcus Goldman, um jovem autor de 28 anos que depois de aproveitar muito bem todo o sucesso do seu último livro, sofre de bloqueios para escrever, justamente quando seu prazo de entrega de um novo original se esgota. Para tentar se reerguer, ele vai até o seu antigo mentor Harry Quebert. 



Nesse meio tempo, Marcus descobre sobre Nola, uma antiga paixão de Harry, que foi brutalmente assassinada, no verão de 1975. O caso volta a tona em 2008 quando seu corpo é encontrado enterrado no quintal de Harry com seu original mais famoso junto ao corpo. Depois de ser levado preso, ele fica apavorado e jura á Marcus sua inocência sobre o caso. E então Goldman investiga tudo que é possível para provar a inocência de Harry. 

O livro é composto por muitos personagens, e uma trama muito bem construída, com nenhum acontecimento sem final. Esse aspecto do livro me lembrou Harry Potter, onde J.K. Rowling consegue criar acontecimentos no começo do livro que só vão ser respondidos no final. Um livro realmente surpreendente, que nos faz ficar muito curiosos com o final. Não se assuste com o tamanho do livro, pode conter muitas páginas, mas em nenhum momento o livro se transforma maçante de ler. O autor conseguiu criar personagens profundos, onde nem todo mundo é o que parece ser. 

A edição que eu tenho tem uma capa linda, com o mesmo aspecto do novo livro desse autor, já lançado aqui no Brasil, de nome: O livro dos Baltimore. Que confesso estou ansiosíssima para ler. Além de toda a trama, no começo de cada capítulo tem um ensinamento de Harry, sobre escrita, para Marcus, o que dispensa muitos cursos sobre escrita. O livro em si já é um curso sobre como criar uma história maravilhosa. 



"- O primeiro capítulo, Marcus, é essencial. Se os leitores não gostarem dele, não vão ler o resto do livro. Como pretende começar o seu?- Não sei Harry. Acha que um dia vou conseguir fazer isso?- Isso o quê?- Escrever um livro?- Tenho certeza que sim."





Como a própria contra capa diz "Nada do que você leu antes pode prepará-lo para este livro." E eu não consigo achar frase que traduza melhor a sensação de ter lido esse livro. Consigo apenas trazer em mente uma palavra: Avassalador. um livro realmente que chega em nossas vidas e demora muito tempo para sair. Recomendo para todos os fãs de romance policial, com toda a certeza vão adorar esse livro maravilhoso. Particularmente não curto muito livros policiais, porém esse livro se transformou em um xodó meu.  
Amanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário